segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Índia, Brasil e África do Sul compartilham o mesmo pensamento de reforma na ONU e preocupação com a crise econômica

Brasil, Índia e África do Sul se reuniram nesta terça-feira em Pretória, na África do Sul em uma reunião de cúpula para exigirem uma reforma na ONU. Na oportunidade as nações deram uma acelerada no intercâmbio comercial e compartilharam a preocupação com a crise econômica, para que os lideres evitem que se torne uma crise mundial.
A relação se desenvolveu o mais rápido do que esperado no plano econômico entre os países e atingiram valores de 16,1 bilhões de dólares em 2010. O objetivo esperado para 2015 é de 25 milhões de comércio combinado.
A presidenta Dilma visitou a fábrica de equipamentos de defesa Denel para ter informações a respeito de um projeto conjunto de um míssel previsto para cinco anos. Dilma, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh debateram o desequilíbrio no mundo e tem o mesmo discurso sobre as instituições a respeito da centralização do  governo mundial  ainda estarem voltadas para o Norte desenvolvido, mas dizem que vão continuar trabalhando para garantir uma transformação do sistema de governança mundial.
Os três países estão em campanha por assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU, mas já são anos de discussões sem sucesso. Na última votação importante do Conselho se abstiveram na participação da Síria, votação em que a China e a Rússia tiveram peso na balança e bloquearam uma resolução condenando a repressão às manifestações pela liberdade do país Arábia.
Algo comum entre estas nações emergentes são os princípios do pluralismo, da democracia, da tolerância e do multiculturalismo. Um ponto polêmico para os críticos é a importância do Ibas, já que a África do Sul entrou para o Brics, este parece ser um ponto frágil do intercâmbio, pois ao que tudo parece devido a relação conturbada entre Índia e China. Há noticias de bastidores de que a China tenha feito um trabalho muito sutil para neutralizar a Índia convidando a África do Sul para o Brics.
O Ibas é considerado por muitos um projeto da Índia para aumentar sua influência, já no plano diplomático, analistas consideram que estes países ainda estão longe de formar um G8 do Sul, que alguns chegaram a mencionar no momento da criação do Ibas, em 2003.

Por Sérgio Pastor
Aluno de Jornalismo - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário