terça-feira, 23 de agosto de 2011

O pior cego é o que não quer ver

Tudo começou com o assassinato de um homem, que foi morto pela polícia. Dois dias depois do ocorrido, a população inglesa decidiu fazer uma manifestação. Foi aí que começou os saques e criminalidade no país.
Infelizmente o vandalismo e a onda de crimes foi tomando conta das ruas da cidade, nem mesmo a polícia inglesa, que é tão consagrada por não utilizar armas e ser uma das melhores do mundo, não conseguiu combater e impedir tantos roubos. Entretanto, o que há, de fato, em todas essas ações realizadas por jovens, em sua maioria negros, é a vontade de descontar a raiva acumulada dos policiais, que perseguem tanto os jovens negros.
Por conta disso, a polícia está agindo de forma precipitada, achando que prender todo mundo é a melhor solução. O número total de presos na Inglaterra e Gales é de 86.608 pessoas. A situação está ocorrendo não por irresponsabilidade dos envolvidos, mas sim, por protestos contra o preconceito que a polícia inglesa possui. Além disso, isso é um problema da sociedade e também político, é sinal que em em um país tão grande e tão rico, não há políticas públicas de qualidade para combater o racismo e outros preconceitos. Outros fatores que geraram a rebelião no país foram a crise financeira e o escândalo das escutas ilegais no grupo de imprensa de um importante membro político do país, o que convidou a sociedade a fazer um exame de consciência.
Um país que tem um governista, que pensa que prender é a solução não vai pra frente. Como diz o ditado: “O pior cego é o que não quer ver”, e isso está acontecendo, porque bem no fundo, o governo do Reino Unido sabe que as rebeliões e toda onda de vandalismo está acontecendo por problemas sociais. O que deve ser feito são melhores treinamentos com a polícia, campanhas contra o racismo, para que o preconceito seja banido em todo o país, principalmente pelos policiais. Além de políticas voltadas para os problemas da sociedade.
Uma hora ou outra a bomba iria estourar. Entretanto, o que ainda não se sabe é como um país tão racista e com poucas políticas de igualdade e benefícios para a população vai sediar as próximas Olimpíadas. O treinamento dos policiais ingleses é algo necessário ser feito com urgência, afinal, Londres irá receber pessoas de várias raças, etnias e culturas diferentes. Não podendo ter nas ruas, agentes da lei que não sabem respeitar as diferenças. O evento vai ocorrer no ano que vem e até lá, acho bom o governo abrir os olhos e enxergar que a sociedade está em crise, não só por causa do homem que foi morto pelos policiais, mas por conta de problemas sociais no país que vem se estendendo ao longo de vários anos e de vários governos.

Por Jurana Lopes
Aluna de Jornalismo - FAB - 6º sem. Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário